top of page

Viva a diferença

com mais amor.

  Nossa História  

O Instituto Autonomia foi criada em 2006, no Rio de Janeiro, pela professora Andrea Monteiro, tendo o início de suas atividades em Florianópolis no ano de 2009.

Caracteriza-se como um ambiente que acolhe e empodera famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou com necessidades especiais, ampliando as oportunidades de socialização, desenvolvimento pessoal, melhora da auto-estima e percepção mais ampla de futuro. Os projetos têm como foco a educação inclusiva, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano integral e a criação de oportunidades.

MISSÃO
Acolher e fortalecer, rumo à autonomia individual, membros de famílias de pessoas com necessidades especiais, em especial autistas.

 

VISÃO
Ser referência internacional no atendimento às famílias de pessoas com deficiência, em especial de autistas.

 

VALORES

Autonomia Individual

Potencial Humano

Respeito

Singularidade

Responsabilidade Sócioambiental

Gestão Eficiente e Transparente

PÚBLICO ALVO

Famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou história de deficiências em suas vidas.

OBJETIVOS

 

O trabalho realizado pela Autonomia orienta-se em 06 objetivos.

 

01. Fomentar a convivência e integração social entre as pessoas com e sem deficiência.
 

02. Possibilitar os meios para a construção da autonomia das famílias de pessoas com deficiência, em especial autistas.

03. Contribuir com a formação acadêmica, com as pesquisas e produções científicas e com a produção de literaturas sobre TEA e temas afins.
 

04. Criar ambiente que possibilite o desenvolvimento global de pessoas com TEA e/ou com deficiência.
 

05. Contribuir na formulação e avaliação de políticas públicas.
 

06. Difundir informações sobre o autismo e deficiências à sociedade com vistas à diminuição do preconceito.

 

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL

As ações ocorrem na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, e envolvem pessoas de toda a Grande Florianópolis, qualificando sua abrangência como microrregional.

icone_dancaemovimento.png
logo_oficina_brincar_pb100.png
oficinadearte_2x.png

Selo

selosocial_autonomia_1100.png

O Instituto Autonomia existe desde 2006 com o propósito de acolher e fortalecer, rumo à autonomia individual, membros de famílias de pessoas com necessidades especiais, em especial autistas, na Grande Florianópolis/SC.

Somos um espaço de desenvolvimento humano por excelência, que é mediado por uma equipe transdisciplinar das áreas da psicologia, fisioterapia, educação física, artes cênicas, artes plásticas, música, assistência social e comunicação, com foco nas potencialidades individuais e coletivas.

O SELO SOCIAL AUTONOMIA é um selo de responsabilidade social concedido a empresas que tenham um compromisso, um modo de ser, uma atitude diante da vida e do mundo.
 
A empresa que possui este selo indica que sua organização endossa e patrocina práticas do bem, de forma a possibilitar que crianças e jovens com TEA e/ou com necessidades especiais participem das atividades oferecidas pelo Instituto Autonomia, através da Escola de Artes Autonomia e de Atividades Aquáticas.

A Escola de Artes Autonomia é um movimento artístico pedagógico, hoje composto por oficinas semanais de Dança e Movimento, Arte Digital e Música, cujo resultado é a produção de espetáculos culturais nos quais o processo criativo é protagonizado pelos membros das famílias participantes.
As Atividades Aquáticas aprimoram o equilíbrio, a coordenação motora, a força, a consciência corporal, e o desenvolvimento de vínculos e relações significativas que criam um ambiente propício para o aumento da autoestima, da coragem, do respeito, da comunicação e da empatia. 

Para que você participe deste movimento de forma segura e prática, o Instituto Autonomia tem parceria com a Plataforma "Benfeitoria", utilizando um sistema de assinaturas, de modo que você escolhe o valor e o tempo de doação.

Através do nosso site e redes sociais você acompanha todas as nossas ações e os frutos da sua participação.

 

Quer fazer parte desse movimento?

Acesse benfeitoria.com/projeto/ongautonomia

bottom of page