top of page

  Atividades  

"Aqui os ganhos são muitos, para os autistas, para as pessoas com
deficiências e suas famílias".
Aquaatividades

Aqua Atividades

 

Aqui os ganhos são muitos, para os autistas, para as pessoas com deficiências e suas famílias. Vão desde o aprimoramento do equilíbrio, coordenação motora, força, consciência corporal até o desenvolvimento de vínculos e relações significativas que criam um ambiente propício para o aumento da autoestima, da coragem, do respeito, da comunicação, da empatia.

Dentro da água, que em si é um elemento muito terapêutico e transformador fazemos uso de vários materiais de apoio como caiaques, stand ups, slackline, pranchas entre outros, com o propósito de fomentar um desenvolvimento global através de estímulos variados.

Esta atividade

é desenvolvida na piscina da UDESC, em Coqueiros.

Todas as sextas

das 10h15 às 11h15

Local:

Rua Pascoal Simone, 358

Coqueiros

Florianópolis - SC

Veja o mapa abaixo

Arteterapia

Esta atividade acontece com

o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, que nos cede uma sala

no CIC para desenvolvermos este trabalho.

Temporariamente

Suspensa!

Arteterapia

 

Por meio da expressão criativa artística genuína e autêntica, o autista e sua família podem reconhecer suas emoções e pensamentos, transformar seus anseios e adquirir mais equilíbrio, harmonia e senso de realização pessoal. São utilizadas várias linguagens artísticas como expressão criativa, vencendo limitações emocionais, adquirindo bem estar e harmonia.

Cavalgada Assistida

Esta atividade acontece nas Baias Moçambique, que cede gentilmente o espaço para a ONG.

Temporariamente

Suspensa!

Cavalgada Assistida

 

Acompanhar o movimento dos equinos auxilia na recuperação e reeducação motora e mental, regulando o sistema cardiorrespiratório, melhorando o equilíbrio, a coordenação, a lateralidade, a orientação espacial, a percepção visual e auditiva, bem como desenvolvendo funções cognitivas, afetivas e sociais.

Oficina da Terra

Esta oficina acontece no Parque Ecológico do Córrego Grande, em parceria com a Floram.

Todas as segundas

das 9h30 às 11h

Local:

Rua João Pio

Duarte Silva, 535

Córrego Grande

Florianópolis - SC

Veja o mapa abaixo

Oficina da Terra

 

Pretende ser um espaço para a prática de horticultura e interação com a natureza para crianças em suas diversas formas de existir, com seus limites, potências e particularidades, em conjunto com seus cuidadores.  Essa oficina proporciona uma re-conexão com a natureza, e conseqüentemente uma auto-percepção e uma inter-relação mais expandidas. Nesse espaço trabalhamos as potências individuais e coletivas a partir da inter-afetividade, do trabalho em grupo e das diversas formas de comunicação.

Estar em grupo e participar do processo de desenvolvimento de um ser vivo - a planta - é interessante para melhorar a auto-estima, para a criação de ferramentas próprias de enfrentamento e superação de situações desconhecidas.

Músicoterapia

Esta atividade acontece com

o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, que nos cede uma sala

no CIC para desenvolvermos este trabalho.

Temporariamente

Suspensa!

Musicoterapia

 

O trabalho musicoterapêutico com crianças com TEA, tem como finalidade ajudar na socialização e na comunicação verbal e não verbal, potenciando o desenvolvimento social destas crianças através de deferentes questões psicológicas, pedagógicas e educacionais, numa forma lúdica e prazerosa, utilizando a música e /ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) como um processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar diferentes necessidades, tanto físicas, como emocionais, mentais, sociais e cognitivas para uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento que possamos-lhe outorgar tanto a elas como as famílias que estão inseridas.

Oficina de Arte

Esta atividade acontece com

o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, que nos cede uma sala

no CIC para desenvolvermos este trabalho.

Todas as quintas

das 14h30 às 15h30

Local:

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600

Sala 4

Agronômica

Florianópolis - SC

Veja o mapa abaixo

Oficina de Arte

 

Toda criança gosta de desenhar, rabiscar, brincar de massinha, misturar tintas e fazer boneco de argila. Na chamada primeira infância, até ali pelos sete anos, somos todos meio artistas, exercitamos a criatividade com mais liberdade e naturalidade. Mas isso tem ficado pra trás cada vez mais cedo. Paramos na casinha com a árvore e viramos analfabetos nas habilidades artísticas. 

A Oficina da Arte é para desenvolver a criatividade que vai ajudar na saúde educativa. As crianças com menos aptidão são as que mais deve incentivar.

bottom of page