top of page

  Atividades  

"Aqui os ganhos são muitos, para os autistas, para as pessoas com
deficiências e suas famílias".
Aquaatividades

Aqua Atividades

 

Os ganhos desta oficina vão desde o aprimoramento do equilíbrio, coordenação motora, força, consciência corporal até o desenvolvimento de vínculos e relações significativas que criam um ambiente propício para o aumento da autoestima, da coragem, do respeito, da comunicação e da empatia. 

Dentro da piscina faz-se uso de vários materiais de apoio como caiaques, stand up, slackline, pranchas entre outros, com o propósito de fomentar além da autonomia no meio aquático, um desenvolvimento global através de estímulos variados.

A água aqui é entendida como um elemento terapêutico que traz um sentido de aconchego e segurança, a qual possibilita o exercício de arriscar, titubear, decidir, errar, desequilibrar etc. com menos risco de se machucar, além de ser muito prazerosa.

Esta atividade
é desenvolvida na piscina da UDESC, em Coqueiros.

Todas as sextas

das 10h15 às 11h15

Local:

Rua Pascoal Simone, 358

Coqueiros

Florianópolis - SC

Veja o mapa abaixo

Dança e Movimento
dancaemovimento.png

Esta atividade é desenvolvida na UDESC, em Coqueiros.

Segundas
das 15h30 às 16h20

Local:
Rua Pascoal
Simone, 358

Coqueiros
Florianópolis - SC
Veja o mapa abaixo

Dança e Movimento

 

A experiência do corpo é descobrir o ritmo interno através do qual se pode mobilizar a via de comunicação que há em seu interior. Para isto, o corpo deve ser motivado. Atuar é uma possibilidade de aprender sobre os sentimentos humanos, com gestos, falas e músicas.

Esta oficina é melhor entendida na medida que expressa a vida interior do indivíduo e seu relacionamento com outras pessoas. As vivências com danças são fundamentais para todas as pessoas, inclusive para pessoas com necessidades especiais, que frequentemente apresentam dificuldades em se relacionar com seu próprio corpo e com o meio social. A experiência com movimento e dança desenvolve o senso de pertencimento a uma cultura.

O objetivo aqui é aumentar o vocabulário de movimento de cada indivíduo, liberando sua capacidade criadora para que ele mesmo desenvolva sua própria dança de uma forma variada e rica. Procuramos aumentar a consciência corporal, diferenciando o movimento em atividades reconhecíveis e aprendendo como as partes do corpo tem papéis definidos no movimento expressivo.

Oficina da Terra

Esta oficina acontece no Parque Ecológico do Córrego Grande, em parceria com a Floram.

Todas as segundas

das 9h30 às 11h

Local:

Rua João Pio

Duarte Silva, 535

Córrego Grande

Florianópolis - SC

Veja o mapa abaixo

Oficina da Terra

 

Pretende ser um espaço para a prática de horticultura e interação com a natureza para crianças em suas diversas formas de existir, com seus limites, potências e particularidades, em conjunto com seus cuidadores.

Essa oficina proporciona uma re-conexão com a natureza, e conseqüentemente uma auto-percepção e uma inter-relação mais expandidas. Nesse espaço trabalhamos as potências individuais e coletivas a partir da inter-afetividade, do trabalho em grupo e das diversas formas de comunicação. Estar em grupo e participar do processo de desenvolvimento de um ser vivo - a planta - é interessante para melhorar a auto-estima, para a criação de ferramentas próprias de enfrentamento e superação de situações desconhecidas, para o desenvolvimento da responsabilidade implícita no cuidado com as plantas e com o grupo e para o desenvolvimento da cooperação.

Temporariamente

Suspensa!

Oficina do Brincar
logo_oficina_brincar100.png

Esta atividade é desenvolvida no espaço da Oficina do Aprendiz, no Campeche.

Oficina do Brincar

 

Brincar é uma conduta própria do desenvolvimento humano. Além da diversão e de gerar presença na interação com o meio, revela uma linguagem própria, diferente da racional. Permite que o ser brincante seja espontâneo, curioso, desafiador e interativo. Seja em contexto de cooperação ou competição, os brincantes exploração habilidades específicas, tais quais Assertividade, Percepção Social, Aprendizagem Social, Coordenação do Pensamento e da Ação e Conhecimento de Si mesmo e do Outro.

 

Na Oficina do Brincar teremos a disposição quebra-cabeças, jogos de mesa, espaços lúdicos, brinquedos e equipamentos de psicomotricidade. São materiais selecionados ao longo de 15 anos de muito trabalho e experimentações com diferentes públicos. Teremos atividades espontâneas e mediadas por profissionais especialistas.

Temporariamente

Suspensa!

Todas as quintas

das 14h30 às 16h

Local:

Rod SC 405, 1120

Campeche

Florianópolis - SC

Veja o mapa abaixo

oficinadoaprendiz100.png
Oficina de Arte

Esta atividade acontece com

o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, que nos cede uma sala

no CIC para desenvolvermos este trabalho.

Todas as quintas

das 14h30 às 15h30

Local:

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600

Sala 4

Agronômica

Florianópolis - SC

Veja o mapa abaixo

fcc100.png

Oficina de Arte

 

Toda criança gosta de desenhar, rabiscar, brincar de massinha, misturar tintas e fazer boneco de argila. Na chamada primeira infância, até ali pelos sete anos, somos todos meio artistas, exercitamos a criatividade com mais liberdade e naturalidade. Mas isso tem ficado pra trás cada vez mais cedo. Paramos na casinha com a árvore e viramos analfabetos nas habilidades artísticas. 

A Oficina da Arte é para desenvolver a criatividade que vai ajudar na saúde educativa. As crianças com menos aptidão são as que mais deve incentivar.

Temporariamente

Suspensa!

bottom of page